The Natural Step

A Bússola de Sustentabilidade é baseada na abordagem científica do The Natural Step.

Fundada em 1989, na Suécia, The Natural Step desenvolveu um framework da sustentabilidade, que explicita em termos práticos e de fácil compreensão a diferença entre ação sustentável e não sustentável.

Os quatro chamados pricípios da sustentabilidade tornaram-se, para muitas organizações,

os princípios orientadores para o desenvolvimento de um entendimento comum e

para implementação efetiva da sustentabilidade.

 

Link para The Natural Step

Link para a descrição do framework

 

O vídeo explica sustentabilidade e os princípios da sustentabilidade em dois minutos. Se você tiver problemas para vê-lo, visualize-o em tela cheia (inglês).


Desenvolvimento da Escala Humana

Uma plataforma fundamental para a compreensão de uma sociedade sustentável foi definida pelo economista chileno Manfred Max-Neef com seu conceito do "Desenvolvimento da Escala Humana". Ali, ele identifica nove necessidades básicas e igualmente importantes, que são independentes do contexto cultural e se aplicam a todos os seres humanos. Este framework, do mesmo modo corroborado cientificamente, permite insights inteiramente novos sobre as necessidades humanas básicas - não só como realmente satisfazê-las, mas também como é possível bloqueá-las ou mesmo super-satisfazê-las.

Manfred Max-Neef (Wikipedia)

"Desenvolvimento a Escala Humana" (livro)

Entrevista Manfred Max-Neef


As pessoas por trás do App

Principais colaboradores para a Bússola da Sustentabilidade: Matthias Müller, Telma Gomes, Itzel Orozco, David Hasler, Reed Evans, Kathrin Fuchs, Stanley Nyoni, Richard Chrenko, Peter Carson, e Sebastian Tschuschke.

Gratidão também a todos os que forneceram feedback, incluindo: Sarah Brooks, Gabriela Huldi, Harry Huldi, Albin Kälin, Claudia Acklin, Alexandre Magnin e os participantes dos cursos de nível 1 de formação em Zurique (2012 e 2013).